O Brasil consolidou-se como um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo, mas boa parte dessa produção ainda deixa o país na forma de grão in natura, sem passar pelas etapas industriais de esmagamento que dão origem ao farelo e ao óleo. Esse cenário alimenta um debate recorrente no setor: até que ponto faz sentido, do ponto de vista econômico e estratégico, ampliar a capacidade de processamento doméstico em vez de priorizar a exportação do grão bruto?

A resposta não é simples. Exportar soja em grão tem vantagens claras: menor complexidade logística, ciclo comercial mais rápido e acesso direto a mercados compradores que preferem processar a oleaginosa em suas próprias plantas, como é o caso da China. Por outro lado, agregar valor por meio do esmagamento interno permite ao Brasil capturar uma parcela maior da cadeia produtiva, gerando empregos industriais, diversificando a pauta de exportação com farelo e óleo, e reduzindo a dependência de um único elo da cadeia.

Capacidade ociosa e competitividade

Um dos pontos mais discutidos é a capacidade ociosa de parte do parque industrial brasileiro de processamento de soja. Em determinados momentos do ano, especialmente durante o pico de colheita, a logística de escoamento favorece o escoamento do grão bruto para os portos, enquanto as indústrias processadoras disputam matéria-prima com o mercado exportador. Esse equilíbrio entre escoar grão ou abastecer a indústria interna tende a variar conforme o diferencial de preços entre o produto bruto e os derivados, o câmbio e os custos logísticos de cada região produtora.

Um tema estratégico para o Oeste da Bahia

Para regiões produtoras mais distantes do litoral, como o Oeste baiano, essa discussão ganha contornos próprios. A distância até os portos encarece o frete do grão bruto, o que em tese reforça o argumento a favor do processamento próximo à origem. Ao mesmo tempo, a instalação ou ampliação de plantas de esmagamento exige investimento significativo, escala de originação de matéria-prima e acesso a mercados consumidores de farelo e óleo, tornando a decisão sensível a diversas variáveis econômicas.

Como exportadora que acompanha de perto a dinâmica da soja, do milho, do sorgo e do algodão, a Agri Fusion Exports reconhece que esse equilíbrio entre exportar o grão e agregar valor na origem deve continuar no radar do agronegócio brasileiro, acompanhando a evolução da infraestrutura logística e da competitividade da indústria processadora nos próximos anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *